Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

15 de junho de 2022
Moussaka
Moussaka

A Moussaka é certamente um dos pratos mais conhecidos da cozinha grega preparada com as comidas mais típicas desta cultura: carne de cordeiro, beringelas e queijo.

A Moussaka grega é feita com camadas alternadas de berinjela frita e molho de carne, polvilhadas com queijo ralado: finalmente, as camadas são cobertas com bechamel abundante e a Moussaka é assada no forno.

Quanto às suas origens, a hipótese de que a Moussaka nasceu na ilha de Chipre, ou talvez Creta, que, no passado, foi muito afetada pela influência árabe e turca.

A Moussaka é basicamente a ancestral da Parmigiana di Melanzane Siciliana. Já que a Grécia foi um dos grandes colonizadores dessa região e suas tradições ficaram muito marcadas no território.

 

Ingredientes

1,5kg de Berinjela

500gr de Batatas

500gr de Cordeiro

500gr de Carne de porco

2 Cebolas médias

2 dentes de alho

5 colheres de sopa de Azeite extra virgem

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

½ colher de chá de Canela em pó

1 copo de vinho tinto seco

500gr de Tomate

150gr de Queijo Pecorino para ralar

100gr de Queijo parmesão ralado

 

Ingredientes para o bechamel

1L de Leite integral

100gr de Manteiga

100gr de Farinha

Noz moscada a gosto

Sal a gosto

 

Para fritar

Óleo de soja a gosto

 

Modo de Preparo

Lave as beringelas e retire a parte verde da ponta, depois seque-as e corte-as no sentido do comprimento com cerca de 4-5 mm de espessura. Em uma peneira, coloque as berinjelas, em camadas, polvilhando-as com sal grosso. Por fim, coloque um prato em cima delas com um peso (pode ser um quilo de sal) que as pressionará. Aguarde algumas horas até que um líquido escuro e amargo saia.

Em uma panela grande, coloque o azeite e adicione as cebolas picadas e os alhos esmagados para dourar e acrescente as carnes de cordeiro e porco moídas. Frite em fogo alto, mexendo bem até que as carnes fiquem bem douradas, depois adicione o vinho tinto e deixe evaporar. Em seguida, adicione sal, pimenta e a canela. Cozinhe em fogo baixo e adicione os tomates descascados e cortados em cubos; coloque uma tampa na panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de uma hora, mexendo ocasionalmente. O ragù deve ser cozido lentamente, para que se torne mais seco e aromatizado.

Enquanto isso, descasque as batatas, corte-as em rodelas finas (4-5 mm) e leve para cozinhar durante 5 minutos em água com sal. Em seguida, escorra bem colocando-as delicadamente em uma peneira ou em um pano limpo, sem quebrá-las.

Em seguida, lave as berinjelas em água corrente e seque-as com um pano limpo. Frite todas as berinjelas e escorra em um prato forrado com papel absorvente: quando o prato estiver cheio, coloque mais duas folhas de papel absorvente em cima das fatias de beringela e coloque as restantes por cima e assim sucessivamente.

Frite as batatas e escorra-as do excesso de óleo. Agora prepare o béchamel com os ingredientes descritos acima e seguindo a receita que você encontra clicando aqui 

Montagem

Pegue uma assadeira de 25 x 30cm e forre o fundo com as batatas. Por cima, coloque metade das berinjelas fritas, então metade do ragù, bem espalhado, e finalmente polvilhe com 2-3 colheres de sopa dos 2 queijos ralados misturados. Repita as camadas (sem batatas) e depois coloque metade dos queijos restantes dentro do béchamel, misturando bem. Despeje todo o béchamel sobre a preparação, polvilhe com parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40-45 minutos. Assim que o béchamel ficar dourado, retire do forno e deixe a moussaka esfriar e compactar. Corte a moussaka em 8 quadrados, emprate e sirva imediatamente.

 

Vinho sugerido: Susumaniello Salento I.G.T. - Torri D'Oro