Arrigoni. Vinho italiano desde 1913.
Há quatro gerações, a Família Arrigoni produz vinhos italianos de qualidade superior em seus vinhedos na Ligúria e na Toscana.
San Gimignano
San Gimignano é uma cidade montanhosa na Toscana, localizada a sudoeste de Florença. Cercada por paredes do século 13, a peça central de seu centro histórico é a piazza della Cisterna, uma praça triangular ladeada por casas medievais. No horizonte das torres medievais ergue-se a Torre Grossa em pedra.
Em San Gimignano, Pietraserena ocupa os dois lados do Colle situados exatamente em frente no sentido Norte-Nordeste. Em 1966 era pequena, cerca de 7 hectares, então foi se fundindo com parcelas vizinhas até atingir hoje a extensão de cerca de 40 hectares, dos quais 30 são vinhas e o restante olival e bosque. Estando no coração do Município de San Gimignano, a vinha principal no início era naturalmente Vernaccia di San Gimignano, o primeiro vinho a obter o D.O.C. na Itália. Posteriormente, foi plantada a Sangiovese, a principal videira da Toscana e de toda a Itália, declinada em muitos clones diferentes, desde os mais tradicionais e antigos até a Sangiovese Grosso que deu origem, em outras áreas, a vinhos de absoluto prestígio internacional, e que também em nossa empresa dá vida ao nosso "crus" mais representativos, o Caulio e o Poggio al Vento. Muitos nomes dividem e delimitam os vinhedos individuais, Arca, Quercia, Casine, Ripida, Poggio, Ventaglio, Del Sole, del Moggi, Vigna Nuova, Piano di Fata, Pancole e Lignite, dos quais extraímos as uvas e que são vinificados separadamente. Quando o vinho é obtido, são feitos os vários blends que sempre caracterizaram as nossas garrafas.
Cinque Terre
As Cinque Terre são antigas vilas de pescadores localizadas ao longo da costa acidentada da Itália. Cada uma dessas aldeias é caracterizada por casas coloridas e vinhas agarradas aos terraços íngremes criados na costa. Os portos estão lotados de barcos de pesca e nas trattorias típicas é possível saborear especialidades de frutos do mar, além do famoso condimento da Ligúria: o pesto. O Sentiero Azzurro, uma trilha de caminhada que se estende ao longo da costa, une as Cinque Terre e oferece uma vista esplêndida do mar.
Triunfo do esforço, mas também da beleza da natureza que aqui tem todo o tempo para dar dimensão a algo único no mundo. Colinas em terraços há milênios, com essas paredes que parecem gritar seu esforço em manter firme a terra feita de rocha esmagada e esmagada pelo tempo, sol e vento. Nestes socalcos, heroicos povos de origem celta tiveram a força, a coragem e a capacidade de criar esta paisagem que ainda hoje resiste e atrai o consentimento e a admiração de multidões de turistas incrédulos que aglomeram os micro caminhos acima dos muros no meio da cidade. vinhas. O que mais eu posso dizer? Não podemos descrever estas coisas com palavras, não seríamos credíveis, é necessário visitar estes locais e tocá-los em primeira mão. Imagine o esforço de quem continua a cultivar estes socalcos certamente não por mero lucro, porque seria uma guerra perdida antes do combate, mas para manter o patrimônio da história e da natureza, todas as pessoas, locais ou não, que merecem verdadeiro elogio. Infelizmente, às vezes temos que ouvir do leigo, de quem não sabe, de quem não entende: mas custa caro! Coisas para rir e é isso.
Colli di Luni
No início da Idade Média, a área estava sob a jurisdição da Diocese de Luni, estendendo-se desde os limites da Diocese de Gênova até os da Diocese de Lucca. A Via Francigena, que acompanhava os peregrinos em seu trajeto de ida e volta para a cidade de Roma por todos os destinos do império, a atravessava completamente e ainda é marcada por curtos percursos entre ruínas, vilas e castelos, numerosos por toda parte. da história antiga de nossos lugares. Essas aldeias antigas foram construídas propositalmente nas alturas para controlar melhor visualmente as estradas de acesso nas quais os exércitos hostis costumavam se aventurar e para se prepararem a tempo de defender a cidade fortificada. Arcola é uma destas localidades, data de cerca do ano 1000 e é uma agradável descoberta para quem a deseja visitar.
Rosadimaggio é um nome que nos é caro porque nos lembra os momentos queridos da juventude, um filme particular, quando o Cinema era portador de valores absolutos. É por isso que chamamos a empresa do município de Arcola de onde tiramos a "Vigna del Prefetto", não só isso, queríamos incluir sob este nome toda a nossa atividade agrícola na província de La Spezia representada por muitos pequenos lotes em que operamos com o mesmo cuidado e atenção e amor. Na localidade de Arcola, em Masignano, a "Vigna del prefetto" é a que melhor nos representa, o nosso carro-chefe, aqui colocamos todas as nossas energias para obter um produto de excelência. Nessas garrafas de Castelnuovo Magra terra da "Cascina dei Peri", para o interior de Sarzana, Nave, para a terra "a beira d’água".