Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

19 de julho de 2019
Substância presente no vinho pode ajudar astronautas que vão para Marte, diz estudo.
Substância presente no vinho pode ajudar astronautas que vão para Marte, diz estudo.

Há mais de 50 anos, pesquisadores já estão familiarizados com os efeitos da falta de gravidade no corpo humano durante as missões espaciais. A longo prazo, a exposição de astronautas a essas condições pode causar perda da massa óssea e do volume sanguíneo, além de atrofia muscular.

Uma substância, o resveratrol, presente no vinho e em frutas como uva e mirtilo, pode ser um novo componente na dieta das missões espaciais para combater esses sintomas. A descoberta foi revelada em uma pesquisa desenvolvida pelo Centro Médico de Deaconess, da Escola de Medicina da Universidade de Harvard.

No estudo, ratos de laboratório foram submetidos a condições de gravidade semelhantes às de Marte por 14 dias. Os animais que tiveram a substância adicionada à água não sofreram a perda de massa muscular, diferentemente daqueles que não receberam o componente.

— O resveratrol demonstrou preservar as massas óssea e muscular em ratos durante a suspensão, de forma análoga à microgravidade durante voos espaciais. Assim, supomos que uma dose diária moderada ajudaria a atenuar o descondicionamento muscular em um análogo da gravidade de Marte também — afirmou Marie Mortreux, líder do grupo de estudos, em entrevista à CNN.

Fonte: Extra - Globo