Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

24 de novembro de 2021
Biscotti al Limone
Biscotti al Limone

Os sabores mais simples são sempre os mais queridos, mesmo quando se trata de sobremesas, por isso, hoje a receita de biscoito de limão, vai conquistá-lo com seu sabor delicado e seu aroma fresco. Dois discos de massa macia e quebradiça com um delicioso recheio de creme com raspas de limão. Mas atenção: tome cuidado para usar apenas a parte amarela dos limões porque a camada branca é amarga e pode estragar o sabor dos biscoitos.

 

Ingredientes para a Massa (Para 20 biscoitos)

250g de Farinha de trigo

125g de Manteiga sem sal (em temperatura ambiente)

100g de Açúcar refinado

02 Gemas

Raspas de 02 limões sicilianos

 

 

 

Para o Creme de Limão

125ml de Leite integral

35g de Açúcar refinado

10g de Amido de milho

05g de Farinha de trigo

02 Gemas

Raspas de 02 limões sicilianos

 

Para fechar a Massa

01 Ovo

 

Modo de Preparo

Peneire a farinha e transfira para a batedeira, acrescente a manteiga e uma pitada de sal e bata até obter uma mistura arenosa; rale separadamente as raspas dos limões. Em seguida, transfira a mistura para uma superfície lisa e faça um furo no centro desta mistura formando a fonte clássica. Despeje o açúcar no centro e adicione as raspas de limão. Incorpore as gemas agora e amasse rapidamente com a mão. Misture os ingredientes até que forme uma massa homogênea e compacta. Faça uma bola, embrulhe com um filme plástico e coloque na geladeira para endurecer por pelo menos 30 minutos.

Agora cuide do creme: aqueça o leite em uma panela com as raspas de limão, leve para levantar fervura e desligue o fogo.

Separadamente, despeje as gemas e o açúcar em uma tigela e bata a mistura com um batedor de metal até que fique claro, adicione a farinha peneirada e o amido de milho aos poucos, misturando sempre com o batedor e finalmente adicione o leite quente. Transfira o creme para uma panela, tendo o cuidado de passá-lo por uma peneira para reter as raspas de limão e eventuais caroços. Cozinhe o creme em fogo baixo, mexendo sempre até obter uma consistência firme e compacta. Despeje o creme em uma tigela pequena, cubra com filme plástico em contato com o creme para não transpirar e deixe o creme esfriar na geladeira. Enquanto isso, retire a massa da geladeira e estenda-a com um rolo sobre uma superfície lisa e enfarinhada, criando uma folha de massa de cerca de 2-3 mm de espessura.

Com um cortador redondo de biscoitos de 6 cm de diâmetro, faça 40 círculos. Retire o creme da geladeira e transfira para um saco de confeitar, coloque um pouco de creme no centro do disco de massa e pincele a borda da massa com o ovo batido. Cubra com outro disco de massa; sele bem as bordas com os dedos e coloque os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Asse os biscoitos em forno estático pré-aquecido a 180°C por 20 minutos, os biscoitos não devem dourar, mas manter uma cor clara.

Depois de cozidos, retire seus biscoitos de limão do forno e deixe esfriar antes de prová-los!!

 

Vinho sugerido: Espumante Meio Doce – Massimo Visconti – Moscato