Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

22 de junho de 2022
Bandiera
Bandiera

A Úmbria é uma terra com uma antiga tradição culinária, seu patrimônio gastronômico possui receitas apetitosas e substanciais, como Canelone de carne ou Strangozzi alla Spoletina. Ao lado desses pratos ricos, encontramos também preparações mais simples ligadas às tradições camponesas, como a Bandiera, a Peperonata da Úmbria. É um acompanhamento saboroso e genuíno feito com pimentão verde, cebola branca e tomate polpudo. Uma mistura de cores que lembra o tricolor da bandeira da Itália. A cozedura lenta e paciente dá-nos um prato cremoso que liberta todos os aromas e sabores bem misturados destes legumes. A Bandiera é o acompanhamento perfeito para acompanhar um segundo prato de carne como o Pollo alla Cacciatora ou de peixe como o Baccalà in Umido.

 

Ingredientes

450gr de Pimentão Verde

230gr de Cebola Branca

640gr de Tomate

30ml de Azeite extra virgem

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

 

Modo de Preparo

Descasque e fatie as cebolas brancas. Corte os pimentões verdes ao meio, retire o talo e as sementes internas, em seguida, reduza-os a tiras finas. Agora lave os tomates, corte-os ao meio, retire a parte branca interna e depois corte em cubos.

Os legumes estão prontos para cozinhar: aqueça o azeite em uma panela, despeje as cebolas fatiadas e deixe ferver em fogo moderado por 5-6 minutos ou até ficarem macias. Nesse ponto, adicione o pimentão e após de um minuto adicione os tomates. Sal e pimenta do reino a gosto.

Cubra com a tampa e cozinhe por cerca de 15-20 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

O tempo de cozimento também depende de como você vai cortar os legumes; você terá que cozinhar até que o prato fique cremoso. Depois de pronto, sirva sua Bandiera quente acompanhado de croutons ou acompanhado de um belo assado.

 

Vinho sugerido: Primitivo di Manduria D.O.C. – Manieri